Projeto - “A dança das formas e das cores com Romero Britto”
INTRODUÇÃO
Este projeto vem como instrumento para
adentrarmos ao mundo das artes, oportunizando aos nossos alunos conhecerem,
explorarem, brincarem e desenvolverem a cultura infantil dentro de uma visão
transformadora da educação.
Vygotsky (1998) compreende a arte como um elemento
significativo na constituição do sujeito, a arte vive da interação, agregando
os princípios da percepção sensorial, sentimento e imaginação, segundo ele: “Todas as nossas vivencias fantásticas e
irreais transcorrem, no fundo, numa base emocional absolutamente real. Deste
modo vemos que o sentimento e a fantasia não são dois processos separados em
si, mas, essencialmente o mesmo processo, e estamos autorizados a considerar a
fantasia como expressão central da reação emocional” (VYGOTSKI, 1998, p.
246).
Diante do que nos predispomos a trabalhar como arte
na educação infantil, consideramos que ela - a arte - nesta compreensão pode
ser uma mediadora qualificada para se atingir em um sujeito a sua vivência
subjetiva. Ela possibilita a abertura para a expressão de sentimentos e
compreensões do mundo, retratando a relação entre subjetividade e objetividade,
uma vez que cria um campo de possibilidades em que a realidade pode ser
transformada pela percepção singular revelando conseqüentemente o impacto
daquela sobre a formação da consciência de si e do outro.
Em contextos educativos infantis, a arte pode
contribuir para o desenvolvimento afetivo-emocional, para mediar à compreensão
da criança de seu contexto, para favorecer o seu trânsito entre a realidade e a
fantasia.
A
criança na educação infantil, se encontra em fase de pensamento concreto e faz
largo uso de seus sentidos para enriquecer suas experiências. Nesta fase, as atividades
artísticas fornecerão ricas oportunidades para o seu desenvolvimento, uma vez
que, põem ao seu alcance os mais diversos tipos de material para manipulação.
Quando
as habilidades infantis são estimuladas, ajudam no processo de aprendizagem,
pois desenvolvem a percepção e a imaginação - recursos indispensáveis para a
compreensão de outras áreas do conhecimento humano. Estabelecendo, sempre, um
diálogo entre todos os participantes da turma - que é uma questão fundamental
para que haja uma comunicação ampla - que será ampliado, desenvolvido,
trabalhado, estimulado, aprimorado e praticado com constância para que a
criança tenha o máximo desempenho de sua capacidade cognitiva.
Sendo assim, o que queremos, é que nossos alunos
possam aprender com significado, que possam ampliar seus conhecimentos
culturais, interagir entre os pares e serem respeitados enquanto crianças
produtoras de cultura.
PÚBLICO ALVO:
Crianças do maternal II – B da Casa da Criança Bitu
OBJETIVO GERAL:
ü
Estimular as
crianças a pensar, inventar e manifestar sem bloqueios seus sentimentos,
aprimorando sua linguagem e seus conhecimentos culturais, compreendendo a
apreciar a arte e se sentir capaz de criar.
OBJETIVOS:
ü
Desenvolver e
experimentar as habilidades artísticas aprimorando suas produções;
ü
Oportunizar o
conhecimento de algumas obras de Romero Britto;
ü
Observar e reconhecer nas obras de Romero
Britto aspectos específicos de cores e formas geométricas;
ü
Fazer apreciação
e releitura de algumas obras do artista;
ü
Explorar os
diversos meios de suporte para as produções artísticas adequando-se ao desenhar
e pintar;
ü
Apreciar e
valorizar as obras de Romero Britto;
ü
Respeitar e
valorizar as próprias produções e as dos colegas;
CONTEÚDOS:
ü
Estimulação da
criação e valorização da própria arte;
ü
Ampliação de
seus conhecimentos culturais e intelectuais
ü
Exploração de
diferentes materiais artísticos e seus recursos
PROCEDIMENTOS/ ATIVIDADES
ü
Apresentação de
algumas obras de Romero Britto onde as professoras na roda de conversa
apresentarão imagens das obras e falará
um pouco de sua biografia;
ü
Apresentar a
obra e pedir para que cfalem o que estão observando e registrar como escriba o
que as crianças falam;
ü
Compartilhar o objetivo do projeto e
socializar o assunto na roda, as professoras conversarão com as crianças sobre
o projeto e seu produto final, que será a exposição das releituras produzidas
por eles;
ü
Apreciação e leitura das obras que escolhemos
seguindo as seguintes técnicas: giz de cera, lápis de cor, sulfite, recorte e
guache; desenho livre da obra, e pintura com guache em tela (trabalho
individual), pintura e montagem da tela com guache, tecidos e colagem (trabalho
coletivo).
ü
Arte em 3D com
materiais do cotidiano como caixas de papelão,argila, guarda- chuva, etc.;
ü
Exposição de
todo o processo de trabalho e criação na feira de artes da escola.
Releituras propostas: Flor, Peixe, Gato, Lar - doce - lar, entre outras
Oi Leticia, dei uma passadinha pra conhecer o seu blog e gostei muito. Espero nos ver mais por aqui. Um abraço!
ResponderExcluirOlá Eliane, quanto tempo... ainda to engatinhando nessa fase de blog... mais espero encontrar bastante gente por aqui... kkk bjs
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