domingo, 26 de fevereiro de 2012

Projeto " A dança das formas e das cores com Romero Britto"


Projeto - “A dança das formas e das cores com Romero Britto”

















INTRODUÇÃO

Este projeto vem como instrumento para adentrarmos ao mundo das artes, oportunizando aos nossos alunos conhecerem, explorarem, brincarem e desenvolverem a cultura infantil dentro de uma visão transformadora da educação.
Vygotsky (1998) compreende a arte como um elemento significativo na constituição do sujeito, a arte vive da interação, agregando os princípios da percepção sensorial, sentimento e imaginação, segundo ele: “Todas as nossas vivencias fantásticas e irreais transcorrem, no fundo, numa base emocional absolutamente real. Deste modo vemos que o sentimento e a fantasia não são dois processos separados em si, mas, essencialmente o mesmo processo, e estamos autorizados a considerar a fantasia como expressão central da reação emocional” (VYGOTSKI, 1998, p. 246).
Diante do que nos predispomos a trabalhar como arte na educação infantil, consideramos que ela - a arte - nesta compreensão pode ser uma mediadora qualificada para se atingir em um sujeito a sua vivência subjetiva. Ela possibilita a abertura para a expressão de sentimentos e compreensões do mundo, retratando a relação entre subjetividade e objetividade, uma vez que cria um campo de possibilidades em que a realidade pode ser transformada pela percepção singular revelando conseqüentemente o impacto daquela sobre a formação da consciência de si e do outro.
Em contextos educativos infantis, a arte pode contribuir para o desenvolvimento afetivo-emocional, para mediar à compreensão da criança de seu contexto, para favorecer o seu trânsito entre a realidade e a fantasia.
A criança na educação infantil, se encontra em fase de pensamento concreto e faz largo uso de seus sentidos para enriquecer suas experiências. Nesta fase, as atividades artísticas fornecerão ricas oportunidades para o seu desenvolvimento, uma vez que, põem ao seu alcance os mais diversos tipos de material para manipulação.
Quando as habilidades infantis são estimuladas, ajudam no processo de aprendizagem, pois desenvolvem a percepção e a imaginação - recursos indispensáveis para a compreensão de outras áreas do conhecimento humano. Estabelecendo, sempre, um diálogo entre todos os participantes da turma - que é uma questão fundamental para que haja uma comunicação ampla - que será ampliado, desenvolvido, trabalhado, estimulado, aprimorado e praticado com constância para que a criança tenha o máximo desempenho de sua capacidade cognitiva.
Sendo assim, o que queremos, é que nossos alunos possam aprender com significado, que possam ampliar seus conhecimentos culturais, interagir entre os pares e serem respeitados enquanto crianças produtoras de cultura.

PÚBLICO ALVO:

Crianças do maternal II – B da Casa da Criança Bitu


OBJETIVO GERAL:
ü      Estimular as crianças a pensar, inventar e manifestar sem bloqueios seus sentimentos, aprimorando sua linguagem e seus conhecimentos culturais, compreendendo a apreciar a arte e se sentir capaz de criar.
OBJETIVOS:
ü      Desenvolver e experimentar as habilidades artísticas aprimorando suas produções;
ü      Oportunizar o conhecimento de algumas obras de Romero Britto;
ü       Observar e reconhecer nas obras de Romero Britto aspectos específicos de cores e formas geométricas;
ü      Fazer apreciação e releitura de algumas obras do artista;
ü      Explorar os diversos meios de suporte para as produções artísticas adequando-se ao desenhar e pintar;
ü      Apreciar e valorizar as obras de Romero Britto;
ü      Respeitar e valorizar as próprias produções e as dos colegas;
CONTEÚDOS:
ü      Estimulação da criação e valorização da própria arte;
ü      Ampliação de seus conhecimentos culturais e intelectuais
ü      Exploração de diferentes materiais artísticos e seus recursos

PROCEDIMENTOS/ ATIVIDADES
ü      Apresentação de algumas obras de Romero Britto onde as professoras na roda de conversa apresentarão imagens das obras  e falará um pouco de sua biografia;
ü      Apresentar a obra e pedir para que cfalem o que estão observando e registrar como escriba o que as crianças falam;
ü       Compartilhar o objetivo do projeto e socializar o assunto na roda, as professoras conversarão com as crianças sobre o projeto e seu produto final, que será a exposição das releituras produzidas por eles;
ü       Apreciação e leitura das obras que escolhemos seguindo as seguintes técnicas: giz de cera, lápis de cor, sulfite, recorte e guache; desenho livre da obra, e pintura com guache em tela (trabalho individual), pintura e montagem da tela com guache, tecidos e colagem (trabalho coletivo).
ü      Arte em 3D com materiais do cotidiano como caixas de papelão,argila, guarda- chuva, etc.;
ü      Exposição de todo o processo de trabalho e criação na feira de artes da escola.


Releituras propostas: Flor, Peixe, Gato, Lar - doce - lar, entre outras

2 comentários:

  1. Oi Leticia, dei uma passadinha pra conhecer o seu blog e gostei muito. Espero nos ver mais por aqui. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliane, quanto tempo... ainda to engatinhando nessa fase de blog... mais espero encontrar bastante gente por aqui... kkk bjs

      Excluir