RELEITURA ABAPORU - TELA
RELEITURA AUTO - RETRATO LÁPIS E GIZ
RELEITURA OPERÁRIOS TELA E FOTOS COLAGEM
EXPOSIÇÃO RELEITURA OPERÁRIOS
FOTOS RELEITURA OPERÁRIOS
Estarei postando aqui apenas parte do projeto quem se interessar pode pedir por email que envio... bjs Leticia
PLANEJAMENTO JARDIM I E
Obs.: Este
planejamento é somente do jardim I-E porque cada professor ficou responsável
para criar suas próprias estratégias de planejamento de trabalho como cito logo
no início da introdução.
PROFESSORA RESPONSÁVEL: LETICIA ARAUJO
PÚBLICO ALVO: CRIANÇAS DE TRÊS Á QUATRO ANOS QUE FREQÜENTAM O JARDIM I NA EMEIEF
JARDIM NOSSA SENHORA AUXILIADORA
DURAÇÃO:
DE AGOSTO DE 2007 Á OUTUBRO DE 20007
PLANEJAMENTO TEÓRICO:
Entendendo-se a arte como objeto de conhecimento, devendo ser tratada
como tal dentro das escolas e no mesmo patamar de igualdade que as outras áreas
do currículo escolar, podemos envolver um grande conjunto de diferentes tipos
de conhecimentos que levam á criação de significados, sendo um modo muito
privilegiado de aproximação de culturas. Desse modo a arte tem funções
importantíssimas a cumprir, ela pode transformar humanizar, aproximar,
poetizar, discutir, contrapor e informar. Com ela nós, professores e alunos
podem compreender analisar e interagir com toda a produção artística de que
temos direito, tornando-nos conscientes e aptos ao exercício da cidadania,
capazes de ter autonomia intelectual e pensamento crítico.
Com o comprometimento de oferecer
conteúdos de qualidades e valorizar a cultura brasileira respeitando faixa
etária de meus alunos e seu conhecimento de mundo é que iniciei este trabalho
apresentando a eles Tarsila do Amaral, a nossa “caipirinha”.
Em um primeiro momento vimos quem
era essa artista brasileira, o que ela havia feito sua foto, suas obras, que já
havia morrido tudo em uma linguagem muito simples e significante. Conhecemos
várias obras, mas acabamos por escolher três a serem trabalhadas por toda a
sala, o Abaporu (1928), Operários (1933) e o Auto-retrato I (1924).
ABAPORU:
Este é o quadro mais importante já produzido no Brasil. Tarsila pintou um
quadro para dar de presente para o escritor Oswald de Andrade, seu marido na
época. Tarsila se remeteu a lendas de sua infância para pintar este quadro, o
grande monstro de cabeça pequena comedor de gente e buscou o título de sua obra
em um dicionário tupi-guarani batizando-o como Abaporu (o homem que come). O
"Abaporu" foi a tela mais cara vendida até hoje no Brasil, alcançando
o valor de US$1.500.00 e foi comprada pelo colecionador argentino Eduardo
Costantini.
OPERÁRIOS: pintou este quadro após uma viagem que fez para a
antiga URSS (União das Repúblicas Soviéticas Socialistas). Ele retrata vários
rostos, representando operários, e uma fábrica ao fundo. A maioria dos rostos
pintados na tela é de personalidades intelectuais e artísticas da época.
Tarsila do Amaral retratou na tela Mário de Andrade, Anita Malfadi, Plínio
Salgado, Oswald de Andrade e outros.
AUTO RETRATO I: Pintura onde Tarsila se retrata. O verso À tua
passagem entre brincos alude aos brincos que Tarsila usava e com os quais,
aliás, se auto-retratou (Auto-retrato I, 1924). Em artigo publicado no jornal O
Estado de S. Paulo, Sérgio Milliet lembra que Tarsila "estudava com André
Lhote e a todos encantava, não só pelo talento como pela beleza. Porque era uma
das mulheres mais bonitas de Paris, essa 'caipirinha' de Monte Serrat.
Lembro-me de certa noite em que, no ballet des Champs Elysées, toda a platéia
se voltou para vê-la entrar em seu camarote, com a negra cabeleira lisa
descobrindo e valorizando o rosto e os brincos extravagantes quase tocando-lhe
os ombros suavemente amorenados.
Por meio deste conteúdo é que iniciamos
nossa trajetória na história desta artista brasileira que nos tem tanto a
oferecer.
OBJETIVO GERAL:
ü
Estimular as
crianças a pensar, inventar e manifestar sem bloqueios seus sentimentos,
aprimorando sua linguagem e seus conhecimentos culturais, compreendendo a
apreciar a arte e se sentir capaz de criar.
OBJETIVOS:
ü
Desenvolver e
experimentar as habilidades artísticas aprimorando suas produções.
ü
Oportunizar o
conhecimento de algumas obras de Tarsila do Amaral
ü
Observar e reconhecer nas obras de Tarsila do
Amaral aspectos específicos de paisagens naturais e urbanas;
ü
Fazer apreciação
e releitura de algumas obras da artista;
ü
Explorar os
diversos meios de suporte para as produções artísticas adequando-se ao desenhar
e pintar;
ü
Apreciar e
valorizar as obras de Tarsila do Amaral;
ü
Respeitar e
valorizar as próprias produções e as dos colegas;
CONTEÚDOS:
ü
Estimulação da
criação e valorização da própria arte;
ü
Ampliação de
seus conhecimentos culturais e intelectuais
ü
Exploração de
diferentes materiais artísticos e seus recursos
PROCEDIMENTOS
ü
Apresentação de
algumas obras da Tarsila do Amaral onde o professor na roda de conversa
apresentará imagens das obras mostrando o livro e falará um pouco de sua biografia;
ü
Compartilhar o objetivo do projeto e
socializar o assunto na roda, a professora conversará com as crianças sobre o
projeto e seu produto final, que será a exposição das releituras produzidas por
eles;
ü
Apreciação e leitura das obras que escolhemos
seguindo as seguintes técnicas: AUTO RETRATO I - giz de cera, lápis de cor, sulfite,
recorte e guache; ABAPORU - desenho livre da obra, e pintura com guache em tela
(trabalho coletivo), OPERÁRIO – pintura e montagem da tela com guache, fotos e
colagem (trabalho coletivo) com título próprio “A Escola”.
ü
Exposição de
todo o processo de trabalho e criação na feira de artes da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário