segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Projeto Criarte - Tarsila do Amaral


                                                          RELEITURA  ABAPORU - TELA
                                              RELEITURA AUTO - RETRATO  LÁPIS E GIZ
                                                 RELEITURA OPERÁRIOS TELA E FOTOS COLAGEM
                                                    EXPOSIÇÃO RELEITURA OPERÁRIOS

                                                        FOTOS RELEITURA OPERÁRIOS

Estarei postando aqui apenas parte do projeto quem se interessar pode pedir por email que envio... bjs Leticia

PLANEJAMENTO JARDIM I E
Obs.: Este planejamento é somente do jardim I-E porque cada professor ficou responsável para criar suas próprias estratégias de planejamento de trabalho como cito logo no início da introdução.

PROFESSORA RESPONSÁVEL: LETICIA ARAUJO

PÚBLICO ALVO: CRIANÇAS DE TRÊS Á QUATRO ANOS QUE FREQÜENTAM O JARDIM I NA EMEIEF JARDIM NOSSA SENHORA AUXILIADORA

DURAÇÃO: DE AGOSTO DE 2007 Á OUTUBRO DE 20007

PLANEJAMENTO TEÓRICO:
Entendendo-se a arte como objeto de conhecimento, devendo ser tratada como tal dentro das escolas e no mesmo patamar de igualdade que as outras áreas do currículo escolar, podemos envolver um grande conjunto de diferentes tipos de conhecimentos que levam á criação de significados, sendo um modo muito privilegiado de aproximação de culturas. Desse modo a arte tem funções importantíssimas a cumprir, ela pode transformar humanizar, aproximar, poetizar, discutir, contrapor e informar. Com ela nós, professores e alunos podem compreender analisar e interagir com toda a produção artística de que temos direito, tornando-nos conscientes e aptos ao exercício da cidadania, capazes de ter autonomia intelectual e pensamento crítico.
            Com o comprometimento de oferecer conteúdos de qualidades e valorizar a cultura brasileira respeitando faixa etária de meus alunos e seu conhecimento de mundo é que iniciei este trabalho apresentando a eles Tarsila do Amaral, a nossa “caipirinha”.
            Em um primeiro momento vimos quem era essa artista brasileira, o que ela havia feito sua foto, suas obras, que já havia morrido tudo em uma linguagem muito simples e significante. Conhecemos várias obras, mas acabamos por escolher três a serem trabalhadas por toda a sala, o Abaporu (1928), Operários (1933) e o Auto-retrato I (1924).
ABAPORU: Este é o quadro mais importante já produzido no Brasil. Tarsila pintou um quadro para dar de presente para o escritor Oswald de Andrade, seu marido na época. Tarsila se remeteu a lendas de sua infância para pintar este quadro, o grande monstro de cabeça pequena comedor de gente e buscou o título de sua obra em um dicionário tupi-guarani batizando-o como Abaporu (o homem que come). O "Abaporu" foi a tela mais cara vendida até hoje no Brasil, alcançando o valor de US$1.500.00 e foi comprada pelo colecionador argentino Eduardo Costantini.
OPERÁRIOS: pintou este quadro após uma viagem que fez para a antiga URSS (União das Repúblicas Soviéticas Socialistas). Ele retrata vários rostos, representando operários, e uma fábrica ao fundo. A maioria dos rostos pintados na tela é de personalidades intelectuais e artísticas da época. Tarsila do Amaral retratou na tela Mário de Andrade, Anita Malfadi, Plínio Salgado, Oswald de Andrade e outros.
AUTO RETRATO I: Pintura onde Tarsila se retrata. O verso À tua passagem entre brincos alude aos brincos que Tarsila usava e com os quais, aliás, se auto-retratou (Auto-retrato I, 1924). Em artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo, Sérgio Milliet lembra que Tarsila "estudava com André Lhote e a todos encantava, não só pelo talento como pela beleza. Porque era uma das mulheres mais bonitas de Paris, essa 'caipirinha' de Monte Serrat. Lembro-me de certa noite em que, no ballet des Champs Elysées, toda a platéia se voltou para vê-la entrar em seu camarote, com a negra cabeleira lisa descobrindo e valorizando o rosto e os brincos extravagantes quase tocando-lhe os ombros suavemente amorenados.
            Por meio deste conteúdo é que iniciamos nossa trajetória na história desta artista brasileira que nos tem tanto a oferecer.

OBJETIVO GERAL:
ü      Estimular as crianças a pensar, inventar e manifestar sem bloqueios seus sentimentos, aprimorando sua linguagem e seus conhecimentos culturais, compreendendo a apreciar a arte e se sentir capaz de criar.
OBJETIVOS:
ü      Desenvolver e experimentar as habilidades artísticas aprimorando suas produções.
ü      Oportunizar o conhecimento de algumas obras de Tarsila do Amaral
ü       Observar e reconhecer nas obras de Tarsila do Amaral aspectos específicos de paisagens naturais e urbanas;
ü      Fazer apreciação e releitura de algumas obras da artista;
ü      Explorar os diversos meios de suporte para as produções artísticas adequando-se ao desenhar e pintar;
ü      Apreciar e valorizar as obras de Tarsila do Amaral;
ü      Respeitar e valorizar as próprias produções e as dos colegas;
CONTEÚDOS:
ü      Estimulação da criação e valorização da própria arte;
ü      Ampliação de seus conhecimentos culturais e intelectuais
ü      Exploração de diferentes materiais artísticos e seus recursos

PROCEDIMENTOS
ü      Apresentação de algumas obras da Tarsila do Amaral onde o professor na roda de conversa apresentará imagens das obras mostrando o livro e falará um pouco de sua biografia;
ü       Compartilhar o objetivo do projeto e socializar o assunto na roda, a professora conversará com as crianças sobre o projeto e seu produto final, que será a exposição das releituras produzidas por eles;
ü       Apreciação e leitura das obras que escolhemos seguindo as seguintes técnicas: AUTO RETRATO I - giz de cera, lápis de cor, sulfite, recorte e guache; ABAPORU - desenho livre da obra, e pintura com guache em tela (trabalho coletivo), OPERÁRIO – pintura e montagem da tela com guache, fotos e colagem (trabalho coletivo) com título próprio “A Escola”.
ü      Exposição de todo o processo de trabalho e criação na feira de artes da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário