domingo, 25 de março de 2012

Menino Maluquinho


PROJETO: Entrou por uma porta e saiu pela outra quem quiser que conte outra: um resgate cultural.

“O conto popular revela informação histórica, etnográfica, sociológica, jurídica, social. É um documento vivo, denunciando costumes, idéias, mentalidades, decisões, julgamentos. Para todos nós o primeiro leite intelectual.’’ Câmara Cascudo


 É como sonhadora do mundo da fantasia que convido vocês a acreditar em sacis, sereias, princesas, dragões, fadas, feiticeiras, a dançar nos bailes da vida, a cantar aos quatro ventos, a pular amarelinha, brincar de pega-pega e que como num passe de mágica as portas da imaginação e criatividade estejam abertas para que vocês acrescentem um ponto na nossa caminhada de resgate e construção da cultura popular e valorização infantil.
Sejam Bem vindos!



“VIDA DE MOLEQUE É VIDA BOA VIDA DE MENINO É MALUQUINHA”

A partir de uma pesquisa realizada juntamente com os familiares das crianças, e as brincadeiras que faziam quando eram crianças COMEÇAMOS NOSSO PROJETO. Utilizando o livro do menino maluquinho do Ziraldo começamos a estudar e compartilhar de suas brincadeiras, brinquedos, vivências e travessuras procurando unir tudo que podíamos para ampliar nosso conhecimento.
Pesquisamos um pouco da vida do autor, suas experiências e até conversamos com ele via email. Enviamos um email falando sobre o quanto toda a sala havia se interessado por sua obra e o que estávamos realizando na nossa escola e ele carinhosamente nos repondeu.
Nossa turma mergulhou nessa viagem! Todos participaram!
Conhemos brincadeiras de nossos pais, algumas histórias, músicas, filmes, e até comemos o doce de coca recoca ou se preferirem de abóbora feito pela Dona Diva.Uma delícia!
A integração realizada por meio de brincadeiras entre a turma da professora Aline e a nossa foi muito gratificante, momentos de grande alegria.
Nós alunos e professora do Pré –D convidamos a todos a conhecerem nossa história de resgate cultural, entrem e relembrem os seus tempos de criança, vocês vão ver o quanto uma vida de Moleque é vida boa vida de menino (a) é maluquinha.







OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ø      Propiciar conhecimento e reflexão sobre as diversas formas de se trabalhar com a palavra; contos de fadas, folclóricos, orientais e contemporâneos.
Ø      Apresentar o mito (conto/dito) e o rito (feito) como um caminho para o sagrado.
Ø      Possibilitar a criança à construção da própria identidade no contexto sócio-histórico-cultural, de maneira autêntica, consciente e contextualizada.
Ø      Apresentar a música como fonte de brincadeira costumes e comunicação de massa.
Ø      Enfocar o ato de contar histórias, cantar músicas, conhecer brincadeiras, conhecer a nossa cultura, como uma das possibilidades de se romper o confinamento cultural, facilitar a imaginação criadora e como fonte de ensinamentos.
Ø      Propiciar vivência de processos de criação e expressão.
ESTRATÉGIAS:
Ø      Criações e reflexões a partir dos contos, músicas, costumes utilizando as diversas linguagens da arte: momentos mágicos do contar, teatro, exposição de trabalhos, pesquisas sensibilização na ciranda de roda, livros infantis, teatro de vara, histórias musicadas, tecidos, e o que cada profissional achar cabível a sua criação e sala.
Ø      Documentar o processo e a integração dos envolvidos no projeto, com vídeos, fotos, relatos, etc...

OBJETIVOS GERAIS:
Ø      Resgatar histórias folclóricas, parlendas, música, costumes, brincadeiras, poemas etc, do folclore brasileiro;
Ø      Estimular o gosto pela leitura e sua viagem ao mundo imaginário;
Ø      Proporcionar contato com o mundo da linguagem escrita e oral;
Ø      Envolver as crianças, seus familiares e os educadores da unidade, no projeto de forma prazerosa.
Ø      Garantir a participação da família.
Ø      Garantir com o contato lúdico, uma compreensão de si mesmo e do mundo, valorizando a origem étnica e a diversidade cultural existente no nosso país.
Ø      Expor todo trabalho desenvolvido em uma feira-cultural aberta a toda comunidade escolar, com o intuito de valorização dos trabalhos, interação escola/família/comunidade, e entretenimento.


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