Pessoal, este trabalho foi realizado no intuito de trabalhar com os pequenos, as cores, formas e números.
Tudo foi feito coletivamente, cada um colocou sua mãozinha de uma maneira, como também nas nossas conversas descobrimos muitas coisas juntos. O texto do livrão também foi construído a partir de fala das crianças, e eu como escriba acabava por dar sentido no que diziam para montar as frases.
Nossos pequenos tem potencial riquíssimo para ser trabalhado e explorado, nunca deixem isso passar despercebido.
Aprender no coletivo nessa idade é uma fase maravilhosa... usem e abusem do coletivo na educação infantil...
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COM VÁRIAS FORMAS QUE EU POSSO USAR UM MUNDO EU POSSO INVENTAR.
COM MUITAS CORES, O CÍRCULO, O QUADRADO, O TRIÂNGULO E O RETANTÂNGULO FORMAS AO MEU MUNDO VÃO DAR!
DE UM CÍRCULO BEM REDONDO
POSSO FAZER UM SOL E PRÁ DEIXAR BEM BONITO O AMARELO E O LARANJA VOU USAR.
COM TRÊS LINHAS BEM RETAS UM TRIÂNGULO VOU USAR E GIRANDO PRÁ LÁ E PRÁ CÁ, VÁRIAS COISAS VOU FORMAR.
BARCO E PEIXE LÁ NO MAR E
UMA PIPA PRÁ ENFEITAR.
O QUADRADO É UMA FORMA QUE
FALTA JANELA E PORTA QUE A
TURMINHA VAI DESENHAR.
UM RETÂNGULO VERDINHO COM RODAS VIRA UM CARRINHOAGORA TUDO JUNTO VOU USAR, MEXO LÁ, REMEXO CÁ. COLOCO OLHO, NARIZ E BOCA E VIDA AO MEU BONECO EU VOU DAR. AQUI EU TENHO 2 TRIÂNGULOS VERDES, QUE TRANSFORMADO FORMAS E CORES EU VOU USAR E ASSIM TUDO POSSO CRIAR.
MONTA AQUI, ENCAIXA ALI
E 5 BONECOS CONSIGO FORMAR.
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" conversa de criança", foi criado no intuito de partilhar pesamentos, projetos, pesquisas, sobre a cultura infantil sua diversidade e seus profissionais. Adentre ao mundo das crianças e vamos bater um longo papo...
quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
Brincando com as cores formas e números
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Projeto Criarte - Tarsila do Amaral
RELEITURA ABAPORU - TELA
RELEITURA AUTO - RETRATO LÁPIS E GIZ
RELEITURA OPERÁRIOS TELA E FOTOS COLAGEM
EXPOSIÇÃO RELEITURA OPERÁRIOS
FOTOS RELEITURA OPERÁRIOS
Estarei postando aqui apenas parte do projeto quem se interessar pode pedir por email que envio... bjs Leticia
PLANEJAMENTO JARDIM I E
Obs.: Este
planejamento é somente do jardim I-E porque cada professor ficou responsável
para criar suas próprias estratégias de planejamento de trabalho como cito logo
no início da introdução.
PROFESSORA RESPONSÁVEL: LETICIA ARAUJO
PÚBLICO ALVO: CRIANÇAS DE TRÊS Á QUATRO ANOS QUE FREQÜENTAM O JARDIM I NA EMEIEF
JARDIM NOSSA SENHORA AUXILIADORA
DURAÇÃO:
DE AGOSTO DE 2007 Á OUTUBRO DE 20007
PLANEJAMENTO TEÓRICO:
Entendendo-se a arte como objeto de conhecimento, devendo ser tratada
como tal dentro das escolas e no mesmo patamar de igualdade que as outras áreas
do currículo escolar, podemos envolver um grande conjunto de diferentes tipos
de conhecimentos que levam á criação de significados, sendo um modo muito
privilegiado de aproximação de culturas. Desse modo a arte tem funções
importantíssimas a cumprir, ela pode transformar humanizar, aproximar,
poetizar, discutir, contrapor e informar. Com ela nós, professores e alunos
podem compreender analisar e interagir com toda a produção artística de que
temos direito, tornando-nos conscientes e aptos ao exercício da cidadania,
capazes de ter autonomia intelectual e pensamento crítico.
Com o comprometimento de oferecer
conteúdos de qualidades e valorizar a cultura brasileira respeitando faixa
etária de meus alunos e seu conhecimento de mundo é que iniciei este trabalho
apresentando a eles Tarsila do Amaral, a nossa “caipirinha”.
Em um primeiro momento vimos quem
era essa artista brasileira, o que ela havia feito sua foto, suas obras, que já
havia morrido tudo em uma linguagem muito simples e significante. Conhecemos
várias obras, mas acabamos por escolher três a serem trabalhadas por toda a
sala, o Abaporu (1928), Operários (1933) e o Auto-retrato I (1924).
ABAPORU:
Este é o quadro mais importante já produzido no Brasil. Tarsila pintou um
quadro para dar de presente para o escritor Oswald de Andrade, seu marido na
época. Tarsila se remeteu a lendas de sua infância para pintar este quadro, o
grande monstro de cabeça pequena comedor de gente e buscou o título de sua obra
em um dicionário tupi-guarani batizando-o como Abaporu (o homem que come). O
"Abaporu" foi a tela mais cara vendida até hoje no Brasil, alcançando
o valor de US$1.500.00 e foi comprada pelo colecionador argentino Eduardo
Costantini.
OPERÁRIOS: pintou este quadro após uma viagem que fez para a
antiga URSS (União das Repúblicas Soviéticas Socialistas). Ele retrata vários
rostos, representando operários, e uma fábrica ao fundo. A maioria dos rostos
pintados na tela é de personalidades intelectuais e artísticas da época.
Tarsila do Amaral retratou na tela Mário de Andrade, Anita Malfadi, Plínio
Salgado, Oswald de Andrade e outros.
AUTO RETRATO I: Pintura onde Tarsila se retrata. O verso À tua
passagem entre brincos alude aos brincos que Tarsila usava e com os quais,
aliás, se auto-retratou (Auto-retrato I, 1924). Em artigo publicado no jornal O
Estado de S. Paulo, Sérgio Milliet lembra que Tarsila "estudava com André
Lhote e a todos encantava, não só pelo talento como pela beleza. Porque era uma
das mulheres mais bonitas de Paris, essa 'caipirinha' de Monte Serrat.
Lembro-me de certa noite em que, no ballet des Champs Elysées, toda a platéia
se voltou para vê-la entrar em seu camarote, com a negra cabeleira lisa
descobrindo e valorizando o rosto e os brincos extravagantes quase tocando-lhe
os ombros suavemente amorenados.
Por meio deste conteúdo é que iniciamos
nossa trajetória na história desta artista brasileira que nos tem tanto a
oferecer.
OBJETIVO GERAL:
ü
Estimular as
crianças a pensar, inventar e manifestar sem bloqueios seus sentimentos,
aprimorando sua linguagem e seus conhecimentos culturais, compreendendo a
apreciar a arte e se sentir capaz de criar.
OBJETIVOS:
ü
Desenvolver e
experimentar as habilidades artísticas aprimorando suas produções.
ü
Oportunizar o
conhecimento de algumas obras de Tarsila do Amaral
ü
Observar e reconhecer nas obras de Tarsila do
Amaral aspectos específicos de paisagens naturais e urbanas;
ü
Fazer apreciação
e releitura de algumas obras da artista;
ü
Explorar os
diversos meios de suporte para as produções artísticas adequando-se ao desenhar
e pintar;
ü
Apreciar e
valorizar as obras de Tarsila do Amaral;
ü
Respeitar e
valorizar as próprias produções e as dos colegas;
CONTEÚDOS:
ü
Estimulação da
criação e valorização da própria arte;
ü
Ampliação de
seus conhecimentos culturais e intelectuais
ü
Exploração de
diferentes materiais artísticos e seus recursos
PROCEDIMENTOS
ü
Apresentação de
algumas obras da Tarsila do Amaral onde o professor na roda de conversa
apresentará imagens das obras mostrando o livro e falará um pouco de sua biografia;
ü
Compartilhar o objetivo do projeto e
socializar o assunto na roda, a professora conversará com as crianças sobre o
projeto e seu produto final, que será a exposição das releituras produzidas por
eles;
ü
Apreciação e leitura das obras que escolhemos
seguindo as seguintes técnicas: AUTO RETRATO I - giz de cera, lápis de cor, sulfite,
recorte e guache; ABAPORU - desenho livre da obra, e pintura com guache em tela
(trabalho coletivo), OPERÁRIO – pintura e montagem da tela com guache, fotos e
colagem (trabalho coletivo) com título próprio “A Escola”.
ü
Exposição de
todo o processo de trabalho e criação na feira de artes da escola.
domingo, 26 de fevereiro de 2012
Projeto " A dança das formas e das cores com Romero Britto"
Projeto - “A dança das formas e das cores com Romero Britto”
INTRODUÇÃO
Este projeto vem como instrumento para
adentrarmos ao mundo das artes, oportunizando aos nossos alunos conhecerem,
explorarem, brincarem e desenvolverem a cultura infantil dentro de uma visão
transformadora da educação.
Vygotsky (1998) compreende a arte como um elemento
significativo na constituição do sujeito, a arte vive da interação, agregando
os princípios da percepção sensorial, sentimento e imaginação, segundo ele: “Todas as nossas vivencias fantásticas e
irreais transcorrem, no fundo, numa base emocional absolutamente real. Deste
modo vemos que o sentimento e a fantasia não são dois processos separados em
si, mas, essencialmente o mesmo processo, e estamos autorizados a considerar a
fantasia como expressão central da reação emocional” (VYGOTSKI, 1998, p.
246).
Diante do que nos predispomos a trabalhar como arte
na educação infantil, consideramos que ela - a arte - nesta compreensão pode
ser uma mediadora qualificada para se atingir em um sujeito a sua vivência
subjetiva. Ela possibilita a abertura para a expressão de sentimentos e
compreensões do mundo, retratando a relação entre subjetividade e objetividade,
uma vez que cria um campo de possibilidades em que a realidade pode ser
transformada pela percepção singular revelando conseqüentemente o impacto
daquela sobre a formação da consciência de si e do outro.
Em contextos educativos infantis, a arte pode
contribuir para o desenvolvimento afetivo-emocional, para mediar à compreensão
da criança de seu contexto, para favorecer o seu trânsito entre a realidade e a
fantasia.
A
criança na educação infantil, se encontra em fase de pensamento concreto e faz
largo uso de seus sentidos para enriquecer suas experiências. Nesta fase, as atividades
artísticas fornecerão ricas oportunidades para o seu desenvolvimento, uma vez
que, põem ao seu alcance os mais diversos tipos de material para manipulação.
Quando
as habilidades infantis são estimuladas, ajudam no processo de aprendizagem,
pois desenvolvem a percepção e a imaginação - recursos indispensáveis para a
compreensão de outras áreas do conhecimento humano. Estabelecendo, sempre, um
diálogo entre todos os participantes da turma - que é uma questão fundamental
para que haja uma comunicação ampla - que será ampliado, desenvolvido,
trabalhado, estimulado, aprimorado e praticado com constância para que a
criança tenha o máximo desempenho de sua capacidade cognitiva.
Sendo assim, o que queremos, é que nossos alunos
possam aprender com significado, que possam ampliar seus conhecimentos
culturais, interagir entre os pares e serem respeitados enquanto crianças
produtoras de cultura.
PÚBLICO ALVO:
Crianças do maternal II – B da Casa da Criança Bitu
OBJETIVO GERAL:
ü
Estimular as
crianças a pensar, inventar e manifestar sem bloqueios seus sentimentos,
aprimorando sua linguagem e seus conhecimentos culturais, compreendendo a
apreciar a arte e se sentir capaz de criar.
OBJETIVOS:
ü
Desenvolver e
experimentar as habilidades artísticas aprimorando suas produções;
ü
Oportunizar o
conhecimento de algumas obras de Romero Britto;
ü
Observar e reconhecer nas obras de Romero
Britto aspectos específicos de cores e formas geométricas;
ü
Fazer apreciação
e releitura de algumas obras do artista;
ü
Explorar os
diversos meios de suporte para as produções artísticas adequando-se ao desenhar
e pintar;
ü
Apreciar e
valorizar as obras de Romero Britto;
ü
Respeitar e
valorizar as próprias produções e as dos colegas;
CONTEÚDOS:
ü
Estimulação da
criação e valorização da própria arte;
ü
Ampliação de
seus conhecimentos culturais e intelectuais
ü
Exploração de
diferentes materiais artísticos e seus recursos
PROCEDIMENTOS/ ATIVIDADES
ü
Apresentação de
algumas obras de Romero Britto onde as professoras na roda de conversa
apresentarão imagens das obras e falará
um pouco de sua biografia;
ü
Apresentar a
obra e pedir para que cfalem o que estão observando e registrar como escriba o
que as crianças falam;
ü
Compartilhar o objetivo do projeto e
socializar o assunto na roda, as professoras conversarão com as crianças sobre
o projeto e seu produto final, que será a exposição das releituras produzidas
por eles;
ü
Apreciação e leitura das obras que escolhemos
seguindo as seguintes técnicas: giz de cera, lápis de cor, sulfite, recorte e
guache; desenho livre da obra, e pintura com guache em tela (trabalho
individual), pintura e montagem da tela com guache, tecidos e colagem (trabalho
coletivo).
ü
Arte em 3D com
materiais do cotidiano como caixas de papelão,argila, guarda- chuva, etc.;
ü
Exposição de
todo o processo de trabalho e criação na feira de artes da escola.
Releituras propostas: Flor, Peixe, Gato, Lar - doce - lar, entre outras
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